quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Do final do ano letivo...


Em 19/12/2013

Essa turma representa todas as turmas inobliteráveis com as quais trabalhei nos últimos dois anos. É certo que cada uma das turmas (e foram 13 turmas em "dois" anos) possui um perfil e esse perfil meio que delimita o espaço compartilhado de crescimento, mas, apesar de alguns percalços, houve aprendizado para todos, até para aqueles que ainda não se deram conta do quanto a gente aprende na interação com o outro. E, em relação a essa turma específica, quero agradecer a parceria, os diálogos e dizer: vocês podem mais, não se acomodem.  E, ao menos para mim, a felicidade ao terminar o ano letivo é também um tanto de saudade do que acaba de acabar...

P.S: "Inobliterável" foi uma palavra usada em sala e que causou grande "reboliço", teve um grupo de alunos que foi a direção dizer que eu os chamei de "incompetente" e por aí afora... A partir disso essa palavra foi usada em todas as turmas e espero que ninguém mais se melindre pelo que desconhece, mas que procure conhecer. Se você não sabe o que é inobliterável, procure em um bom dicionário... ou consulte algum bom aluno ;)

domingo, 1 de dezembro de 2013

Racismo existe? Hoje? Agora? + Relato de atendimento no Villa Borguese, em Brasília.

Nesse 2º semestre de 2013 trabalhei na disciplina Literatura Infantil as obras do Monteiro Lobato.  Indiquei aos alunos pelo menos quatros textos (todos retirados da internet) sobre a obra do Monteiro e que falavam de eugênia, do tratamento que os negros receberam nas obras do autor. Também indiquei um outro livro, com vários artigos de estudiosos da obra do Monteiro (não é propaganda, mas vale a pena ler: Monteiro Lobato - Livro a Livro. Ceccantini, João Luís; Lajolo, Marisa / UNESP). O fato é: