Nesta tese, pelo estudo de quatro obras literárias brasileiras — O Desertor, de Silva Alvarenga, O Seminarista, de Bernardo Guimarães, São Bernardo, de Graciliano Ramos e Alegres Memórias de um Cadáver, de Roberto Gomes — eu procuro analisar a representação literária da escola, enfatizando primariamente (1) o seu significado social ao longo da história, (2) seu papel na obra como elemento de estrutura e (3) as mediações necessárias para conectar sua representação literária com as estruturas que a subsumem na vida social real extraliterária. Obras literárias suplementares foram consideradas, a fim de complementar o panorama da representação da escola no Brasil. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar, a intervenção de interesses espúrios em matérias educacionais, a competição entre diferentes concepções pedagógicas e a subordinação da Educação à Economia.
Data de publicação: | 28-Dez-2023 | ||||
Data de defesa: | 22-Mar-2019 | ||||
Referência: | CARVALHO, Cleiry de Oliveira. O lugar e a função da escola na estrutura social brasileira representada nas obras: O desertor, O seminarista, São Bernardo e Alegres memórias de um cadáver. 2019. 263 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
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