sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS: CRÍTICA DAS ORIENTAÇÕES E REFERÊNCIAS CURRICULARES ESTADUAIS

Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, jan./abr. 2018

 A dificuldade é que uma aprendizagem significativa dessa distinção depende de ela fazer sentido na experiência estética dos discentes, o que, como mostra o exemplo do parágrafo anterior, não é possível no quadro da distinção estabelecida em uma tradição elitista. Tampouco resolve o caso o afrouxamento  permissivo  da  distinção  (o  que  seria  somente  uma  fuga  ao problema de fundo): seria preciso partir de uma crítica rigorosa da própria ideia de literatura.

 

O objetivo aqui foi cotejar os documentos divulgados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás que visam apresentar orientações curriculares para o ensino médio com outros documentos relacionados, tais como os PCNs e as OCNs. O resultado desse cotejamento de documentos demonstra a ausência de discussão ou perspectiva para o letramento literário nas orientações estaduais para o ensino médio. Mas, não só: o uso da literatura como pretexto para o ensino de gramática e língua portuguesa é visível nas matrizes de conteúdos. 
Palavras-chave: Literatura. Ensino Médio. Currículo. Políticas Públicas em Educação.  


Publicado: 21-09-2018

Como Citar
Carvalho, Cleiry de Oliveira & Tavares, Cássio (2018). O LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS: CRÍTICA DAS ORIENTAÇÕES E REFERÊNCIAS CURRICULARES ESTADUAIS. Revista Inter Ação, 43(1), 166-186. https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50804

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