quinta-feira, 28 de maio de 2020

Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira

v. 15 n. 4 (2019): Dossiê: Educação, Literatura e Linguística.

v. 15 n. 4 (2019): Publicado: 02-03-2020

APRESENTAÇÃO 

[...] artigo  intitulado  Dos  caminhos  da  violência  na  escola  representada  na  literatura  brasileira,  Cleiry  de  Oliveira  Carvalho  pensa  a  escola  com base  nos  modos  de  sua  internalização  na  literatura  brasileira  e  reflete  sobre  seu significado   na   sociedade.   Assim,   a   autora   identifica   a   natureza   crítica   dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões,  e  sua  relevância  para  o  debate  sobre  Educação  no  país,  mesmo  nos  tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a  violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.


Resumo



É fato conhecido que a literatura no Brasil é permeada de obras que tratam da escola. São inúmeros os autores, em diferentes épocas e contextos sociais, que assumem o propósito de representar ficcionalmente os processos de escolarização. Ao examinar obras brasileiras que apresentam essa orientação temática, proponho pensar a escola com base nos modos de sua internalização em nossa literatura e refletir sobre seu significado em nossa sociedade. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação no país, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.
Como Citar
Carvalho, Cleiry de Oliveira. (2020). Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira. Itinerarius Reflectionis, 15(4), 01-25. https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.63432

Publicado: 2020-03-02

Nenhum comentário:

Postar um comentário