v. 15 n. 4 (2019): Dossiê: Educação, Literatura e Linguística.
APRESENTAÇÃO
[...] artigo intitulado Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira, Cleiry de Oliveira Carvalho pensa a escola com base nos modos de sua internalização na literatura brasileira e reflete sobre seu significado na sociedade. Assim, a autora identifica a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação no país, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.
Fonte do artigo: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/63432/34850
Fonte da revista: https://www.revistas.ufg.br/rir/issue/view/2067
Resumo
É fato conhecido que a literatura no Brasil é permeada de obras que tratam da escola. São inúmeros os autores, em diferentes épocas e contextos sociais, que assumem o propósito de representar ficcionalmente os processos de escolarização. Ao examinar obras brasileiras que apresentam essa orientação temática, proponho pensar a escola com base nos modos de sua internalização em nossa literatura e refletir sobre seu significado em nossa sociedade. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação no país, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.
É fato conhecido que a literatura no Brasil é permeada de obras que tratam da escola. São inúmeros os autores, em diferentes épocas e contextos sociais, que assumem o propósito de representar ficcionalmente os processos de escolarização. Ao examinar obras brasileiras que apresentam essa orientação temática, proponho pensar a escola com base nos modos de sua internalização em nossa literatura e refletir sobre seu significado em nossa sociedade. Como resultado, foi identificada a natureza crítica dessa representação em todas as obras tomadas em conta, assim como a recorrência de certas questões, e sua relevância para o debate sobre Educação no país, mesmo nos tempos atuais. Algumas dessas questões recorrentes foram a violência e o caráter opressivo do ambiente escolar.
Como Citar
Carvalho, Cleiry de Oliveira. (2020). Dos caminhos da violência na escola representada na literatura brasileira. Itinerarius Reflectionis, 15(4), 01-25. https://doi.org/10.5216/rir.v15i4.63432
Publicado:
2020-03-02
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